Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Em Jeito de Sementes para o Futuro

Este blog surgiu na sequência de um projecto de 2 anos em Área de Projecto, passe o pleonasmo; nos anos lectivos 2006/2007 e 2007/2008.

O tema global foi o do Direitos Humanos, sendo que no 8º ano abordámos os seguintes sub-temas: 

Direitos Humanos, Unicef; Amnistia Internacional e AMI, tendo culminado as nossas actividades na participação de uma sessão da Assembleia Municipal em termos de representatividade e em conjunto com outras turmas.

 

No presente ano lectivo, o tema global foi o mesmo, sendo que os grupos abordaram como sub-temas, Aristides de Sousa Mendes, Exclusão Social, Abusos Sexuais, Pedofilia e Pobreza.

Elaborámos produtos em suporte digital (powerpoint) e trabalhos de pesquisa.

Divulgámos as nossas actividades no suplemento do Jornal "O Varziense", que dá pelo nome de "Passo a Passo".

Vamos participar na Assembleia Municipal Jovem  brevemente, sobre racismo. 

É de salientar que grande parte do apoio logístico tem sido da responsabilidade do "Projecto Escolhas de Futuro" e da Biblioteca Escolar/CRE.

 

Contámos com preciosas colaborações em parceria com a nossa Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, "Projecto Escolhas de Futuro",  Adiber, Câmara Municipal de Góis, Biblioteca Municipal de Góis e, naturalmente com toda a abertura do Conselho Executivo da nossa Escola.

 

A "cereja em cima do bolo", foi dupla!

Convidámos a Amnistia Internacional para uma Acção de Divulgação da Instituição  - Núcleo de Aveiro, dinamizada pela Dra. Tânia Alves, no dia 20 de Maio de 2008 e que foi um sucesso dado ter superado todas as nossas expectativas.

 

A outra "cereja" será tripla, no dia 23 de Maio de 2008, com a presença de dois netos do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, Dr. António de Sousa Mendes, Major Álvaro de Sousa Mendes e de um elemento da Amnistia Internacional - Núcleo de Lisboa, Dra Cidália Figueiredo.

 

Concluímos então este Projecto de dois anos, dinamizado pela docente responsável de Área de Projecto, Teresa Maria Pedro, nossa Directora de Turma; com a criação de um blog sobre os Direitos Humanos, em Homenagem ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, em jeito de semente para o futuro.

 

Teresa Maria Pedro

publicado por humanidadedosdireitos às 15:40
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Maria João Silva a 26 de Maio de 2008 às 15:44
Parabéns!
Acompanhei de perto uma iniciativa idêntica há uma dezena de anos atrás também levada a cabo pela Dra. Teresa Pedro na Escola de Vila Franca de Xira.
Um enorme bem-haja a todos os que se empenharam neste magnífico trabalho de divulgação dos mais elementares direitos humanos.
Um beijo especial à Teresinha, por tudo.
De Antonio Moncada Sousa Mendes a 1 de Junho de 2008 às 16:51
Desejo felicitar os criadores do blog dos Direitos Humanos por tal iniciativa.
Defacto tem que se encorajar os jovens a falarem de Direitos Humanos desde muito cedo para que se sintam tão à vontade nesse domínio como quando falam de futebol ou qualquer outro tema de agrado.

Escolher Aristides de Sousa Mendes para patrono deste blog mostra que estão bem informados e que pretendem associar-se ao seu espírito, sendo uns inconformistas e que pretendem agir para melhorar o mundo e não apenas se limitarem a falar.
Bravo e contem sempre connosco,
Antonio Sousa Mendes

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. Clube dos Direitos Humano...

. ...

. Em Jeito de Sementes para...

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Maio 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds